18/05/2016

Resenha: P.S: Ainda amo você, de Jenny Han | Bea Oliveira

| |

Como vocês devem saber P.S.: Ainda amo Você, é a continuação de Para todos os garotos que já amei – então caso estejam ou pretendam ler o livro saiba que nessa resenha conterá spoiler do primeiro livro.



  Para começar preciso deixar claro que eu adorei o mundo criado pela autora, porém odiei a protagonista – ela era drama demais, muito ‘mimimi’ - mas ao longo da história consegui ignorar completamente a personagem principal, pois a escrita da autora me transportou para aquele ensino médio, sentindo todos os medos, inseguranças, paixões e anseio junto com os personagens. Sendo assim, P.S.: Ainda amo você  é antes de tudo um livro sobre crescimento e primeiras vezes acompanhadas de risos e choros, mostrando todo o aspecto da adolescência. – Se você já se apaixonou, com certeza sabe como é a sensação de ter borboletas no estomago, de não conseguir parar de sorrir e de ter medo de amar demais, e com certeza neste livro a autora te leva a se apaixonar como se fosse à primeira vez.

Em Para todos os garotos que já Amei, Lara Jean teve suas cartas secretas enviadas, e acaba se apaixonando novamente por um dos destinatários – Peter –, após fingir namorá-lo, por motivos tanto da parte dela como dele, eles se vêm apaixonados um pelo outro, porém essa revelação já vem um pouco tarde  demais, e por isso em PS.: Ainda amo você é que finalmente vamos ver Lara e Peter como um verdadeiro casal. Como todo romance que é romance tem seus obstáculos, esse não poderia falta, e neste caso tem nome sobrenome e é uma megera, a ex-namorada de Peter é uma presença constante na vida do rapaz, e isso acaba por ser um dos maiores obstáculos que Lara se vê tendo de enfrentar. Fora o drama de seu relacionamento a garota se vê em mundo no qual ela tem que enfrentar a falta da irmã mais velha, a vontade de ver o pai superar a morte da mãe, e sua vida social arruinada – que ocorre logo no inicio do livro quando um momento muito íntimo entre seu e Peter é divulgado para todos verem.

O livro começa exatamente onde termina o primeiro: Lara Jean e Peter não estão mais juntos, e ela decide enfim escrever uma segunda carta ao garoto, e é justamente com essa carta que tudo começa. - Na vida de Lara Jean tudo se resume a suas cartas, sem elas ela nunca se apaixonaria tão perdidamente e viveria um amor tão intenso. - Com o início do relacionamento sério entre Lara e Peter novas regras surgem, e dentre elas duas se destacam: “Nunca partir o coração um do outro”, e finalmente a mais importante “Lara Jean e Peter vão sempre contar a verdade um para o outro”, mas é possível ser 100% sincero o tempo todo? Quem sabe...

"Você não me puxou para baixo. Foi o contrário. Você me libertou... Me deu minha primeira história de amor." 

Tudo está indo muito bem, tanto no seu relacionamento com Peter quanto com sua família, mas é como dizem: antes da tempestade sempre vem a calmaria, e sua felicidade não passou de um calmaria passageira. Um vídeo íntimo de Lara Jean e Peter vai para na internet e sua vida desmorona. Com o vídeo rolando solto, o medo e a inseguranças de Lara Jean a respeito do namoro finalmente aparecem, e como se não bastasse isso a pessoa responsável por tudo é a ex-melhor-amiga de Lara Jean, e ex-namorada de Peter, Genevieve – ao qual ele defende incansavelmente. 

"Era disso que Margot estava falando, dois pesos e duas medidas. Os garotos são sempre garotos, mas nós, garotas, devemos ser cuidadosas: com nossos corpos, com nosso futuro, com todas as formas pelas quais as pessoas nos julgam."

 Acham que para por ai? Pois é, ta longe de acabar, para complicar ainda mais a situação de nossa protagonista, mais uma carta do primeiro livro surge em cena, e seu destinatário resolve aparecer, John Ambrose, melhor amigo de Peter, e amor da infância da garota.




"– Margot, acho que estou apaixonada por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Posso até ser uma garota que se apaixona mil e duzentas vezes. Uma imagem surge na minha cabeça de repente, eu como abelha, levando néctar de uma margarida para a rosa e depois para um lírio. Cada garoto com sua doçura própria.
– Você? – Ela para de prender o cabelo em um rabo de cavalo e bate com o dedo na tela. – Lara Jean, acho que você meio que se apaixona por todo mundo que conhece. Faz parte do seu encanto. Você está apaixonada pelo amor."

Só posso dizer que eu amei o livro, li com tanta vontade que me esqueci até de comer. Novos personagens aparecem e é impossível não se apaixonar por eles. E com certeza uma das partes que mais me encantou é quando o antigo grupo de amigos de Lara Jean – amigos do fundamental- se juntam para desenterrar uma cápsula do tempo enterrada quando ainda eram crianças, e acabam relembrando os velhos tempos, fazendo até um velho jogo de perseguição – que influencia grande parte do livro.
  
 Mas não foi de todo rosas, nunca me magoei tanto com um personagem quanto me magoei com Peter, no primeiro livro eu me apaixonei completamente por ele, fiquei umas boas semanas desejando que ele fosse real, porém quando me deparei com ele nesse livro fiquei mais decepcionada do que tudo. Odiei ele por sua aproximação com a ex. Simplesmente não era ele, sua essência se perdeu entre um livro e outro. Também tem o John, o outro rapaz, a autora o transformou no antigo Peter – EU GOSTAVA DO ANTIGO PETER ORIGINAL. E Josh? Ele nem aparece! Como melhor amigo de Lara Jean e por ser tão importante no primeiro livro fiquei esperando uma aparição maior dele, é com se a amizade deles só existisse por causa da Margot, o que desconfigura todo o primeiro livro. A personagem mais fiel da história é Kitty, e acreditem ela não muda nada, e ao mesmo tempo evolui tanto.

 No geral confesso que achei o primeiro livro melhor que o segundo, mas ainda assim indico o livro de olhos fechados, vale a pena conhecer e crescer junto com a Lara Jean.

- Poxa, Bea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.