15/12/2016

Livraria mais antiga de Belo Horizonte fecha as portas | Bea Oliveira

| |

Fundada há 47 anos, a tradicional livraria de Belo Horizonte fechará as portas no dia 31 de dezembro. A Livraria Van Damme, foi um empreendimento que se comprometeu a ser fiel a algumas ideias: vender nada além de livros e sempre com preço tabelado - nada de promoções ou preços acima do estipulado pela editora. 
Localizada na Rua Guajajaras, 505, a Van Damme, até o ano passado, era a mais bem estabelecida loja do segmento na capital mineira sem perspectiva alguma de ser fechada. A livraria é um negócio de família, em que os Johans, pai e filho, eram os encarregados de administrar e atender os clientes de forma especial, com diálogo e atenção. 


"Está na hora do meu pai descansar. Trabalhou no segmento por 50 anos com muito respeito e dedicação. Eu, há 25 anos no negócio, também estou saindo de cena", conta Van Damme filho.

Segundo ele, o fechamento do negócio também pode ter uma motivação no impacto que a tecnologia vem causando no mundo impresso literário, apesar de não ser o único motivo. 


"Em função dos tablets, do kindle e do on-line, as livrarias tradicionais acabam perdendo espaço. A internet atrapalha bastante nesse sentido".

Esse não é o primeiro sinal do declínio do segmento. No ano passado, outras duas livrarias tradicionais e aclamadas em Belo Horizonte se viram obrigadas a fecharem as portas - Mineiriana e Status.


 "Hoje em dia, livrarias de shopping acabam se sustentando porque não vendem apenas livros. Se você entra nessas lojas, encontra uma TV de quase R$ 30 mil. É isso que mantém o empreendimento em pé. Um livro de R$ 19,90 jamais sustenta uma livraria atualmente", explica Van Damme Jr. "O momento não é confortável, mas estamos recebendo muitas pessoas que foram fiéis a nós durante anos e que estão com um grande sentimento de perda", revela o empresário.


- Poxa, Bea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.