15/09/2017

Resenha: Estou pensando em acabar com tudo, de Ian Reid | Bea Oliveira.

| |

No livro, acompanhamos a viagem de carro de um jovem casal- Jake e sua namorada, que é quem narra a história. A viagem tem como destino a pequena cidade onde fica a fazenda da família de Jake, e todo o intuito dela é levar a narradora para conhecer o local e os pais do namorado. Porém, o que Jake não sabe, é que sua namorada está planejando terminar o relacionamento dos dois assim que a viagem acabar. 

"Poderia ser completamente sincera e dizer: "Eu estou pensando em acabar com tudo." Mas não digo. Não digo nada disso."

Durante o trajeto para a fazenda os dois conversam sobre muitas coisas, Jake é muito inteligente, tem intuito de ser professor, então temos diversos diálogos filosóficos que quebram o ritmo angustiante da leitura, e nos fazem refletir sobre a nossa condição de existência. Mas o que mais chama atenção é que além de querer terminar o namoro, a garota esta muito perturbada, pois anda recebendo ligações e mensagens misteriosas que ela intitula como "O chamado", não são mensagens ameaçadoras em si, porem a pessoas que liga mostrar saber muita coisa sobre a vida dela. A garota não sabe como fazer isso parar, e nunca contou ao namorado.

"Fiquei pensando que deveria contar a ele sobre o Chamado, mas não conseguia. Queria me esquecer disso. Contar a ele tornaria tudo mais sério do que eu queria que fosse. Isso foi o mais próximo que cheguei de lhe contar."

Intercalado com cada capítulo encontramos também fragmentos de diálogos com um fato completamente aleatório a história e que ao poucos vai se interligando. E confesso que isto foi o que mais me deixou curiosa no decorrer da história. Eu queria saber quem era o personagem ao qual eles falavam nos diálogos.

" Ás vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento."

Ao chegar na fazenda dos pais de Jake, a garota acaba descobrindo que Jake também tem segredos. E a partir dai, fica impossível falar qualquer coisa sem dar spoiler. O que posso dizer é que tive uma enorme sensação de claustrofobia ao ler o livro, até porque o clima de tensão é sempre crescente, junto com a sensação de que alguma coisa vai dar muito errado. 


“Eu estou pensando em acabar com tudo” é tão bem escrito que ele mistura o que está narrando com o que cada leitor possa estar pensando. O livro é extremamente psicológico e mexe com os leitores. Com uma caprichada edição em capa dura, e excelente diagramação que dialoga a todo momento com o texto, Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo é uma das melhores estreias literárias que foram lançadas até agora no Brasil.

- Poxa, Bea.

Um comentário:

  1. Amei amei amei! Já quero esse livro!
    Fora que a capa e as fotos estão lindas!
    Amo livros assim!
    bjos
    www.omundodatutty.com

    ResponderExcluir

.